Vocês já passaram pela experiência de ir ao shopping com alguém
que necessitasse usar a cadeira de rodas do referido estabelecimento?
Eu simmm...afinal sou a própria que necessita!!!!
Já fui em alguns shoppings do Rio, São Gonçalo, Niterói e até
mesmo em outros Estados. O interessante é perceber que as cadeiras de rodas
nunca ficam próximas as entradas. Se a
PcD – Pessoa com deficiência (vou sempre usar esta sigla de agora em diante,
para que se acostumem) estiver acompanhada, ela aguarda na entrada do shopping ou do estacionamento, enquanto seu familiar,amigo, namorado etc, vai em busca da cadeira, que nem
sempre tem placas indicativas para facilitar a busca, ou, se ela estiver
sozinha tem que fazer uma boa caminhada até chegar ao local de retirada da
cadeira, em um piso altamente escorregadio (queria entender porque colocam
porcelanato dos mais lisos em shopping, local de grande circulação de pessoas.
Este tipo de piso pode causar uma queda em qualquer pessoa. Outro fato bem
interessante é que, para sair do shopping, a cadeira precisa ser devolvida ao
mesmo local de onde foi retirada e não na porta de acesso ao shopping.
Passei por uma experiência faz poucos dias, em Niterói. Eu
acreditava que o Plaza Shopping fosse acessível, mas em uma ida recente
por lá com minha irmã e uma amiga descobri que não é tão acessível como eu
julgava.
Eu precisava ir à uma loja no “4º piso” ou como eles dizem no “G1 – Estacionamento”. Porém, mesmo sendo oficialmente estacionamento, neste referido piso tem lojas, como já mencionei. Pois bem, o elevador do shopping quando chega no tal G1, não oferece acesso direto às lojas, o cadeirante precisa atravessar o estacionamento, e nem sempre com local reservado a pedestres e/ou cadeirantes, obrigando-os a passar entre os carros para ter acesso as lojas.
Eu precisava ir à uma loja no “4º piso” ou como eles dizem no “G1 – Estacionamento”. Porém, mesmo sendo oficialmente estacionamento, neste referido piso tem lojas, como já mencionei. Pois bem, o elevador do shopping quando chega no tal G1, não oferece acesso direto às lojas, o cadeirante precisa atravessar o estacionamento, e nem sempre com local reservado a pedestres e/ou cadeirantes, obrigando-os a passar entre os carros para ter acesso as lojas.
Outra experiência foi no shopping São Gonçalo, o carro do meu
cunhado estava no último piso do estacionamento, onde me levaram na cadeira de
rodas para irmos embora, e depois tiveram que voltar para devolve-la, além de ser distante
(deveria ter no estacionamento um local para que a cadeira de rodas pudesse ser
devolvida), o local de devolução estava fechado, mesmo com a indicação de que
fechava as 22h, e não passava das 21h no momento.
Fiquei bastante
decepcionada vivenciando estes episódios, senti meu direito de ir e vir
cerceado, limitado. No dia não pude ir à
administração do shopping para registrar pessoalmente minha
reclamação/observação referente a esses dois aspectos que mencionei. As
cadeiras longe das portas de acesso ao shopping e acesso aos estacionamentos,
bem como não ter minimamente uma sinalização adequada à pedestres/cadeirantes
no andar em que se para ter acesso às lojas, precisa-se atravessar o
estacionamento.
Mas já tenho como certa, minha ida à administração na próxima
vez que for ao Plaza Shopping e ao Shopping São Gonçalo.
E gostaria de pedir a ajuda de vocês neste sentido, que,quando
estiverem em algum shopping, ou mesmo nos sites destes estabelecimentos, que
registrassem como sugestão de melhoria para o acesso de pessoas com
deficiência, mobilidade reduzida, idosos, o que mencionei ao longo do texto.
Isso fará grande diferença. Pois seremos muitos pedindo melhorias e não somente uma pessoa.
Conto com a ajuda de vocês! Obrigada!
Isso fará grande diferença. Pois seremos muitos pedindo melhorias e não somente uma pessoa.
Conto com a ajuda de vocês! Obrigada!
Realmente nunca observei esses pontos, logo assim que possível farei uma reclamação/observação nos shoppings citados!
ResponderExcluirPor isso Ariana preciso da ajuda de todos nesta tarefa! Obrigada😘
ExcluirLembro dessa foto, de quando fomos ao Plaza. Tivemos que andar horrores procurando a administração, não achamos, tive que deixar você pra procurar e levar a cadeira... Bom senso zero.
ResponderExcluirTatiana você já parceira faz tempo nessas minhas experiências. E são muitas não é mesmo! Obrigada por sempre me ajudar nesta causa!😘
ExcluirEstamos juntos nessa caminhada pode contar comigo.
ExcluirPode contar sim! Cada vez mais estou certa de que algumas coisas só estão do modo que estão porque as pessoas que deveriam ser envolvidas no processo não entendem verdadeiramente do que precisa ser feito. Se ao criar essas iniciativas as pessoas mais interessadas estivessem presentes para dar as sugestões adequadas, situações como essa não aconteceriam. A preocupação que se tem é de estar dentro da "norma". Se a "norma" exige uma cadeira de rodas temos que fornecer a cadeira e ponto. Se facilitar a vida de quem precisa não estiver escrito em nenhum lugar que possa ser fiscalizado então não é inportante fazer. Sei que não podemos generalizar, precisamos avaliar com bom senso pois muitas empresas se preocupam, mas isso é a exceção a realidade que vemos é essa aí muito bem contada pela Vê.
ResponderExcluirBom saber que posso contar com você Rebeca.me ajuda aí em BH! 😘
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
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ResponderExcluirVou passar a observar isto. Como disse Rebeca as administrações se limitam a cumprir as "normas", o aspecto da funcionalidade ao usuario é menosprezado. Para piorar os órgãos que fiscalizam, que deveriam tambem levar isto em consideração sao ineficientes. Como disse devemos reclamar, sugerir melhorias, estamos muito calados aceitando tudo. Obrigada Veronica por nos ajudar a "abrirmos os olhos" para estas necessidades.
ResponderExcluirÉ isso Monica. Quanto mais pessoas falarem, mais saberão que trata-se de uma necessidade real!
ExcluirÉ isso aí Verônica! Vamos divulgar!
ResponderExcluirConto com você Márcia!😘
ExcluirMUITA DIFICULDADE MESMO.ANDAMOS MUITO PARA DEVOLVER AS CADEIRAS.
ResponderExcluirVou mandar uma reclamação/sugestão para o referido estabelecimento
ResponderExcluirMuito obrigada Ana!😘
ExcluirUau... que texto incrível! Realmente não pensamos nesta situações, eu mesma nunca me perguntei sobre onde fica as cadeiras de rodas dos shopping e sobre o piso me questiono toda vez que vou lá , pois a variedade de Público que utiliza aquele espaço são imensos...Se paramos pra pensar nenhum destes shopping mencionados tem acessibilidade tanto nas partes externas quanto interna!! Temos que sim reclamar e colocar como sugestões pois isso é um direito que deve ser respeitado e não violado! Parabéns verônica!! Tô amando demais seu blog!
ResponderExcluirFico feliz que esteja gostando Camila!me ajude para que outras pessoas também tenham acesso à essas e outras informações. 😘
ExcluirVerônica, parabéns pelo texto super coerente! Realmente nós que não somos PcD não estamos muito atentos ao que dê fato torna a vida mais acessível. Infelizmente!! Mas seu blog está me ajudando a ver o quanto é importante divulgar! Com certeza nunca observei essa questão de onde e como obter a cadeira de rodas em um Shopping (só nos interessa quando precisamos - o que é um grande erro!). Agradeço por me abrir os olhos e conte comigo para fazer essa sugestão!! Bjo enorme! 😘
ResponderExcluirParabéns pelo Blog Véu!! Conte comigo para as sinalizar as oportunidades de melhorias no que se refere a acessibilidade nos, lugares que frequento. Aprendo muito com você que é uma fonte de inspiração para mim. Bjs
ResponderExcluirOi Veronica, parabéns pelo texto!!! Excelente observação sobre localização da retirada das cadeiras de rodas. Passei situação semelhante com meu pai em visitação a Catedral em Aparecida/ SP. Tive que deixá-lo sentado num banco até que marido andasse o estacionamento inteiro (quem conhece sabe que é imenso) para achar o lugar onde estavam as cadeiras de rodas, pois não havia sinalização. Assim como os shoppings vários locais turisticos tem um difícil acesso ou às vezes nem oferece a cadeira de rodas. Temos mesmo que sempre que possível reclamar.
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