Hoje, 21 de setembro se comemora o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. Apesar de ter sido criado em 1982 por movimentos sociais, somente foi oficializado pela lei em 2005.
Apesar do descaso do poder público, de políticas públicas eficientes e eficazes para atender o público PcD, podemos dizer que tivemos avanços. Digo sempre que o maior deles é sermos reconhecidos como pessoas. Pois em tempos remotos éramos tidos como aberrações, fruto de maldição ou castigo divino. A convenção dos direitos da pessoa com deficiência da ONU diz que, pessoas com deficiência são aquelas com impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais em interação com diversas barreiras que podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas.
Gosto dessa definição porque tira a pessoa com deficiência do perfil passivo para alguém ativo na sociedade, que a não inteiração ou exclusão da PcD na sociedade se da não por causa daquele que possui deficiência, mas sim pelas barreiras que a sociedade impõe.
As barreiras são as mais diversas e variam de acordo com o tipo de deficiência. Mas para mim a pior barreira continua sendo a atitudinal. Pois como convencer um adulto cheio de suas certezas que determinado posicionamento adotado por ele não passa de preconceito? Falta de convívio com quem tem deficiência afim de aprender um pouco mais sobre sua realidade?
Com o intuito de levar informações às pessoas, além de palestrar sobre inclusão na empresa em que trabalho, também criei esse blog com o intuito de levar um pouquinho mais de conhecimento sobre a realidade da PcD com suas dificuldades, desafios e conquistas também.
Para mim todo dia é dia de luta pelos direitos da PcD.
Que não só hoje, mas a partir de hoje você me ajude a levar informações divulgando meu blog, denunciando aos órgãos competentes o desrespeito para com a pessoa com deficiência.
Algumas de minhas últimas denúncias:
*Denunciei a pouco meses uma auto escola em Niterói por cobrar o dobro do valor para primeira carteira de habilitação para PcD. Isso é ilegal;
*Registrei reclamações contra algumas companhias aéreas por não tratarem a PcD com a dignidade merevida;
*Empresas de ônibus por não fazerem a devida manutenção nos elevadores dos coletivos;
*agências bancárias por falta de acessibilidade.
Poderia passar a noite aqui falando sobre registros de denúncias. Mas na verdade meu objetivo não é este. É te pedir ajuda nessa luta, denunciando empresas, estabelecimentos inacessíveis etc.
Me ajude a levar à sociedade a se conscientizar sobre a importância da inclusão da PcD na sociedade, fazendo com que mais pessoas tenham informações e possam gozar de seus direitos garantidos por lei.
"Chamar para o baile é diversidade, chamar pra dançar é inclusão." (Lisiane Couto)
Bjs a todos! Bom fim de semana