O Blog é noovo sim...mas não posso deixar de falar sobre algo fantástico que foi as Paralímpiadas Rio 2016....Foi muuuito boa essa experiência. Alguns problemas de acessibilidade no entorno no local do evento "Parque Olímpico da Barra" onde fui, como por exemplo o acesso ao BRT (ônibus lotados, o ônibus exclusivo para levar até o Parque Olímpico parava um pouco distante da entrada do evento, obrigando assim a pessoa muletante a fazer uma booooaaaa caminhada, dificuldade em conseguir a cadeira de rodas para transitar pelo parque, pois o local era um mundo). E esses foram alguns pontos que destaquei para que possamos cobrar das autoridades, dos órgãos e secretarias que nos representam um posicionamento, mas por outro lado, não se pode abrir mão, ou melhor, não devemos abrir mão de nossas vidas. Eu ainda pude contar com alguns amigos que foram meus braços ao empurrar a cadeiras rodas, ao fazer uma cordão de isolamento para que eu pudesse entrar no BRT, pois as pessoas não costumam respeitar prioridades (claroooooooooooooo que tem as exceções....alías essas exceções tem minha admiração)! Foi gratificante estes dias de passeios nas Paralímpiadas, foi inesquecível. Foi possibilidade indescritível de mostrar as pessoas que não tem deficiência que podemos ser muitooooo bons no que fazemos, se nos permitirem. Gosto de parafrasear uma querida professora que tive na faculdade chamada Simone Garrido que disse o seguinte a respeito das paralímpidas: "As pessoas costumam dizer que este evento é superação. Não! Superação foi eles terem chegado até aqui, agora é demonstração de competência." E isso serve para o mercado de trabalho, para as salas de aula etc.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
E põe competência nestes atletas que deram um show aqui no Rio
ResponderExcluirUm legado deixado pelas Paralimpíadas foi essa exposição dos paratletas que serviu de exemplo e inspiração para muitas outras pessoas com deficiência que se sentem excluídas pela sociedade de começarem uma nova etapa em suas vidas através do esporte.
ExcluirFoi muito bacana o evento! Pena que seus desdobramentos, pelo menos em nosso país, não tenham sido aquilo que tanto "prometeram e enfatizaram" em termos de aproveitamento dos espaços. Mesmo assim valeu para todos nós que assistimos (com olhos de ver e ouvidos de ouvir) as histórias de determinação destes atletas, que serviram de exemplo para todos.
ResponderExcluirAchei seu texto divino!!
ResponderExcluirMas gostaria que muitas coisas nele não fossem a nossa realidade... por exemplo:
Um evento voltado para os atletas com algum tipo de deficiência não ser TOTALMENTE ACESSÍVEL a qualquer público (problemas de acessibilidade é inadmissível!);
Precisar contar com boa vontade de alguns porque muitos outros não respeitam as prioridades (isso é revoltante!) - não deveriam ser "alguns" e nem "boa vontade"... deveriam ser "todos" e "conscientes"!! Mas continuamos gratos àqueles que são conscientes e esperamos que sejam exemplo!
Parabéns pelo texto!! Bjins :*